quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lula diz que ZPEs mudarão história do RN

Natal - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a tradição e quebrou o protocolo por várias vezes durante sua visita ontem ao Rio Grande do Norte. No primeiro compromisso da agenda, na zona norte de Natal, onde foi inaugurada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no conjunto Pajuçara, depois de burlar a segurança e falar com o povo, ele fez graça com duas pessoas que se desentenderam na plateia. "Tinha dois caboclos se estranhando aqui agora, mas já sei o que foi: estavam brigando para saber qual dos dois será atendido primeiro na UPA", brincou.
O evento começou com quase duas horas de atraso, mas o presidente se desculpou explicando que teve de conversar com o primeiro ministro da Turquia. Lula aproveitou para anunciar que até o final do ano o Brasil ganhará 500 novas UPAs, sendo 11 no Rio Grande do Norte.
Na ocasião, ele fez a entrega de 24 ambulâncias, das 77 previstas, para a regionalização do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) do Rio Grande do Norte, ampliando o acesso para mais 1,58 milhão de pessoas. Com esse reforço, o programa chegará a 100% de cobertura e passará a atingir todo o território potiguar. As outras 53 já estão disponíveis na fábrica.
Depois de receber lideranças políticas, candidatos e correligionários e de participar de uma coletiva com jornalistas, o presidente chegou ao Centro de Convenções para assinar a sanção das ZPEs e o decreto do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Ele explicou a importância das ZPEs, reclamando que os estados mais desenvolvidos são contra a implantação dessas zonas, para impedir o desenvolvimento dos estados do Nordeste. Ao iniciar o discurso, Lula brincou com o governador Iberê Ferreira de Souza e se disse preocupado com a saúde dele. "Ainda bem que o Iberê deixou um tempinho pra mim", disse o presidente, que concluiu a brincadeira dizendo que todo político se recupera de doenças quando está na frente do microfone.
A sanção da ZPE do Sertão chega como divisor de águas para o Vale do Açu. Segundo o prefeito Ivan Júnior, a Prefeitura de Assú terá agora 90 dias para se organizar com a administradora que vai cuidar dos contatos com as empresas internacionais. "A expectativa é que até o final do próximo ano os serviços sejam iniciados", disse Ivan.
Por volta das 16h30, o presidente assinou o tão esperado decreto que concede à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) poderes para fazer a concessão do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante. De acordo com Lula, o aeroporto de São Gonçalo vai ter capacidade para pouso de grandes aviões, como o airbus 380. "As asas do avião são tão grandes que não caberiam no estado de Sergipe", brincou.
Lula evitou falar no nome da pré-candidata Dilma Roussef, mas pediu para que a eleição não estragasse o bom momento que vive o Brasil. "Não permitam que esse processo eleitoral estrague o que está acontecendo no Brasil", enfatizou, prometendo, no final do discurso, continuar controlando a inflação e aos avanços no país.

VAIAS
Enquanto o presidente Lula era ovacionado aonde chegava, a prefeita Micarla de Souza e o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, tiveram de engolir o descontentamento do povo. Os dois foram vaiados várias vezes em todos os locais que chegaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário